Resenha: Quando Finalmente Voltará a ser como Nunca Foi

09:46

E ai amores, tudo bem? Depois de um tempinho longe daqui por conta de férias, hoje trago pra vocês a primeira resenha de um livro da minha editora parceira que é puro amor, Valentina <3
         Antes de começar a resenha quero dar um recadinho pra vocês. Quem acompanha o blog sabe que sempre tento tirar várias fotos do livro que resenho para o post e logo em seguida faço vídeo para o canal resenhando o mesmo. Pois  bem. Anteontem (01/08) fui assaltada. Levaram meu telefone que era o que eu utilizava para fazer tudo em relação ao blog... Então, as fotos usadas aqui foram as que tirei quando o livro chegou e postei no instagram. Para essa resenha já havia fotografado o livro, mas perdera fotos entre outras coisas de importância que estava em meu aparelho...
         Mas nem isso vai me impedir de fala sobre este livro, do autor Joachim Meyerhoff, publicada pela Editora Valentina no ano de 2016, Quando Finalmente Voltará a ser como Nunca Foi é um livro que possui uma intensidade diferente, com propostas diferentes, já que você vai do humor á tristeza em uma troca de capítulos.


         Quando a editora abriu a solicitação de livros, de CARA apaixonei-me por esse cheiro de amo. A frase que está na capa “A loucura está do lado de dentro ou de fora” e todos os elementos da capa e contra capa me deixaram incrivelmente curiosa, até que li e conheci a estória da vida de Josse.
          A narração do livro é super leve e gostosa. O livro não possui um problema a ser resolvido, mas relatos da vida de um garoto que possui um pai que é psiquiatra e que a casa onde moram, ele e sua família, se encontra ao lado de um manicômio para crianças e adolescentes, onde seu pai médico é diretor.
         Dividido em capítulos, Joachim soube muito bem intrigar o leitor. Inicialmente, pequenas estórias narradas por Josse, um filho mais novo de uma família que, querendo ou não, acabamos por perceber muitas semelhanças com nossa família e refletimos sobre “Onde está a verdadeira loucura?”
         Um garoto que encontra um “Morto” em um jardim, na sua primeira ida pra escola só (e que ninguém acredita nisso), garoto este que tem hora de dormir as nove e as vezes possui uma irá desenfreada. Não quero dar spoiler, mas nesse romance gostoso de ler, nas estórias que se dividem nos capítulos, muitas nos chamam a atenção, e viajamos para o próprio hospital, querendo encontrar cada personagem que é narrado pelo garoto.
         Confesso que após lido, achei meio estranha a proposta do livro, como disse no começo não há nenhum problema a ser resolvido, mas quando refleti entendi que realmente havia sim, um conjunto não só de pequenos problemas, mas de sentimentos estes que compõem uma família.
         Uma das partes que mais me chamaram a atenção (não teria como eu narrar a estória aqui, pois se não ficaria MUITO na cara muita coisa HAHAHA) foi o ato de virar irmão de sangue da cadela. Josse, em um dia qualquer, levou a cadela do seu irmão do meio para o porão, depois de pensar bastante, acontece algo que você só descobrirá embarcando nessa estória (achou que eu ia contar né hahaha).


         Adorei muito a descrição de vários personagens do livro. De cara, o leitor se depara com um  manicômio do lado da casa de um garoto de sete anos, que com o passar do livro, que é demonstrado como o passar da vida , vai crescendo (e isso é muito prazeroso de o leitor acompanhar), e você acaba tendo um pé atrás com um “pré – conceito” da situação pensando em como um garoto pode ter a base da vida e do aprendizado vivendo em um lugar destes; mas com o passar da leitura você se apaixona por cada personagem, por cada “loucura” (que não é nada comparado ao que vivemos diariamente) e percebe que você também queríamos ter a experiência de aprender, como Josse, este  mundo que é tão sincero e brilhante:

“ Gosto muito de como elas são, tão selvagens e cheia de vida. Quando se alegram, se alegram para valer, e quando gritam, então gritam mesmo.”

Um livro surpreendente, nada mais é um relato da vida de uma pessoa que poderia ser a nossa vida, e que apesar das diferenças, muita das vezes se compara com a nossa. Eu amei, simplesmente amei. Uma leitura que nos faz ter muitas reflexões sobre a vida, que nos tira muitas risadas e alguns personagens que tem a capacidade de se alojar nos nossos corações (tocador de sinos <3).
 Eu amei o Quando Finalmente Voltará a ser como Nunca Foi, e o que você está esperando para embarcar nessa estória surpreendente?
Vamos para Outro Capítulo?




You Might Also Like

0 comentários

Pagina do Blog