Resenha: O teorema Katherine

16:30

O livro O Teorema Katherine do autor John Green foi publicado no Brasil pela intrínseca no ano de 2014 e conta a história de Colin e suas antigas 19 namoradas chamadas Katherines (escrito o nome desse mesmo jeito).
“Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas – cada uma, individualmente falando – terminaram com ele”



Não era Katerinne, Catherines, Kates, mas KATHERINES, e 19, por enquanto...
Colin, um garoto prodígio, e como em quase todo livro do Green ele queria algo mais que isso, ser um gênio, ganhar um premio Nobel coisa e tal... Quando Colin acaba de terminar o ensino médio, fica muito abalado com o termino do relacionamento com a décima nona Katherine, quando decide sair em uma viajem sem rumo com seu melhor amigo Hassan.

Eles vão até certo ponto do caminho quando avistam uma placa para visitar o túmulo de Francisco Ferdinando ( Pra quem não sabe ele foi o estopim para que ocorresse a primeira guerra mundial), na pequena cidade chamada GutShot, onde conhece Lindsey e sua mãe, que praticamente comandava toda a economia da região.

        De cara, a mãe de Lindsey conheci Colin por ele ter participado de um programa de prodígio quando pequeno, e convida ele e Hassan para ficar junto a eles, com um emprego, já que os dois precisavam se ocupar.

O livro apresenta notas de rodapé que faz ficar muito mais interessante. A cada palavra diferente dita por Colin, no rodapé não aparece só o que é, mas muitas vezes o que ele queria ter dito e não disse, fazendo assim ficar mais ampla sua noção do que está acontecendo na cena.

A partir daí o livro tem o seu decorrer. Colin conhece o namorado de Lindsey, que era o outro Colin, conhece seus amigos... Colin passa a ver o valor da amizade, da família, e claro, em situações diferentes e engraçadíssimas.
O nome do livro é O teorema Katherine, pois quando Colin está em GutShot tenta fazer um teorema matemático que defina se um relacionamento vai realmente dar certo e quanto tempo que ele irá durar. O legal e que o teorema realmente funciona. John Green usou um matemático para que o ajudasse, ou melhor, fizesse o teorema, e se você colocar os dados das antigas namoradas de Colin, todas irão ter o resultado correspondente ao que o livro conta, quanto tempo Colin ficou com cada uma, mas claro, essa parte é opcional, você não precisar entender e fazer o teorema para compreender a história haha
68 Isso não conta como matemática, porque ninguém precisa entender a equação ou saber o que ela significa para perceber que há aí uma certa beleza”


Um livro muito engraçado e que leve de ser lido. Acho que esse é um dos livros que possuem mais frases estilo “Quotes” – “Citações”, que encontramos por ai e que amamos e nem sabemos que é desse livro. Pois bem, amei a leitura, e apesar de muitas pessoas lerem esse livro esperando demais o comparado com outras obras do autor, achei que essa é a graça desse livro, ser um livro bom que não tem muito acontecimento, mas que realmente te uma história que vale a pena conhecer.

Se você é um amante da escrita de John Green, leia que vai adorar, e se não é, que tal conhecer esse teorema? Haha

Mas então, vamos para Outro Capítulo? 

You Might Also Like

8 comentários

Pagina do Blog