Resenha: Fragmentados | Neal Shusterman

19:53



O primeiro livro de uma serie do Neal Shusterman publicado no Brasil pela Novo Conceito, fragmentados trás uma distopia de Ficção Surpreendente.
         O livro tem uma linguagem fácil, foca somente nos fatos principais, que muita das vezes é o que o leitor quer saber, não deixando a história chata e cansativa. Não há aqueles capítulos que estamos acostumados nos livros e sim partes. Cada parte conta um trecho da história, e dentro dessas partes há o que podemos chamar de “partes dos personagens”, que são pequenos capítulos contados pelos personagens que se intitulam dessas partes, deixando a história mais ampla, não tendo só falas em 1ª pessoa, mais em 2ª e 3ª também.

Tudo começa depois da guerra de Heartland, causada pelos pró-vida e pelos pró-escolha. Os pró-vidas eram aqueles que não eram a favor do aborto, e os pró-escolhas eram os que acreditavam que o aborto legal deveria sim poder acontecer. Ao fim dessa guerra foi assinada a lei da vida, que declara que a vida humana não pode ser tocada desde o momento da sua concepção até que a criança chegue a idade de 13 anos, mas que porem, dos 13 aos 18 anos a mãe ou o pai podem ‘’abortar’’ retroativamente uma criança.
Depois que os pais assinavam esse termo  não poderiam mais voltar atrás .
A lei da vida pregava a fragmentação do jovem, dizendo que o mesmo não morreria, só deixaria de viver.
O decorrer da história se passa com três jovens de vidas super diferentes uns dos outros, mas que depois dos seus trezes anos e com a fragmentação acabam se cruzando pelo caminho.
A história aborda também a Lei da Cegonha, que diz que se uma criança for abandonada na sua porta, automaticamente a criança e sua, mas que se ao encontrar o bebê ver também a pessoa que á deixa, a criança volta a ser de responsabilidade do mesmo.
A pratica da fragmentação no livro é tão aceita pela sociedade como pela religião. Um dos personagens principais é Lev, que é um dizimo. Sua família acaba tendo ao todo dez filhos, não só biológicos, mas deixados pela cegonha. Lev é o décimo filho, biológico, e foi preparado a vida inteira para ser fragmentado, porém o personagem entende que é “A vontade de Deus”.
Os dois outros garotos que cruzam o caminho de Lev são Connor e Risa.
Risa  e musicista, e mora em uma casa estatal onde foi deixada pela “ cegonha!. Connor é o filho mais velho de uma família estável, e quando, sem querer, acaba descobrindo o turma de fragmentação em uma gaveta do pai, acaba fugindo.
De algum jeito  os três garotos se encontra, e Lev acaba indo com eles por meio de um “ sequestro”, mais vou parar por aqui, por se não contarei demais, haha
Até onde a mente humana pode chegar por ganância?
Você seria capaz de viver em uma sociedade que só aceita perfeição?
Conno, Risa e Lev tentaram fugir até chegarem aos 18 anos, quando assim não poderiam mais ser fragmentados. Mais 18 anos parece longe demais, será que irão conseguir?
Um dos melhores livros que já li, pois se pararmos para pensar, a fragmentação pode sim acontecer em um futuro próximo, e como a historia aborda em cada começo das partes um fato real, percebemos que o que o autor fala  nos agradecimentos é verdade “muitas vezes, o que separa a ficção da realidade é a mera racionalização”.
Só porque a Lei diz não significa que seja verdade.
Siga as regras ou você também será condenado a fragmentação...

Vamos para outro capitulo?



You Might Also Like

2 comentários

  1. Com toda certeza esse livro é demais!! Já li e você só disse verdades!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro e muito foda vlw por te me emprestado

    ResponderExcluir

Pagina do Blog