Resenha: Tudo e todas as coisas

18:11

Tudo e Todas as Coisas, da autora Nicola Yoon publicado pelo Grupo Editorial Novo Conceito aqui no Brasil no ano de 2016, conta a estória de Madeline uma garota com uma doença rara e muitos sonhos. Um livro que possui drama e muito amor pela vida.


Sinopse ♥  "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."


Intenso. Com essa palavra posso lhes dizeres que Madeline vivia seus dias. Diagnosticada desde os 4 meses de vida com Síndrome da Imunodeficiência Combinada Severa, Madeline tem alergias de “Tudo e Todas as Coisas” e vivia isolada dentro de casa em meio dos livros, sessões de cinema com a mãe e conversas com sua enfermeira Carla.
O livro nós apresenta logo de inicio uma personagem determinada e forte, que apresentava todos os motivos e mais alguns pra desistir. Madeline só havia saído de casa antes dos quatro meses de vida, tinha somente contato com a mãe e a enfermeira sem contar com as condições e regras que eram impostas pela sua mãe em relação a tudo e todas as coisas. Livros e tudo que vinha para Madeline deveriam ser desinfetados. O ar da sua casa era totalmente filtrado. Na casa, havia uma sala de vidro para o jardim, para que Maddy se sentisse do lado de fora. As coisas nunca são como queremos que elas sejam.

A vida de Maddy se vira de cabeça para baixo quando ela olha para sua janela (fato que acontece diariamente), mas dessa vez algo a mais do que os caminhões de mudança que estivera por ali à chama à atenção. Um garoto alto, magro e que se vestia de preto da cabeça aos pés. Olly. A partir desse momento a vida de Maddy muda de ponta cabeça, ou melhor, será que já estava virada e agora que as coisas estavam a começarem a se encaixar?




































Fatos interessantes nos prendem durante a leitura. Características dos personagens que acabam sendo marcantes e que você passa a se identificar neles. Maddy possui um Tumblr, onde resenha seus livros, ama planetas entre outras fortes características, como a determinação da própria. O livro é dividido em capítulos, mas é uma leitura muito leve. Alem de palavras com definições do dicionário, o livro possui desenhos, pedaços de resenhas entre outras coisas. Um amorzinho!

           Eu amei o livro fortemente. A escrita da autora contagia e passa uma leveza ao leitor. As características que acabam sendo comuns entre os personagens e o leitor são fortes e isso intensifica ainda mais a leitura.

         Amei também o fato de a autora ter usado na personagem características mais comuns como, “Nuvens Cacheadas Marrons” e outras que pretendo não dar spoilers aqui, ainda não somos um  “Resenha com Spoilers por Nívine Lima” HAHAHA


         Com um final arrebatador carregado de sentimentos que o leitor coleta durante a leitura como amor, raiva, alivio... Posso lhes dizer que há muito tempo não me deleitava com um livro desses. Uma estória diferente de tudo que já li, mas se você que leu o livro e está a acompanhar essa resenha, podemos caracterizar o fim e o compara-lo com muitas coisas que acontecem na nossa vida. Um final que, apesar de diferente, é o que acontece em partes diferentes de nossa vida, afinal, o que é a vida se não um conjunto de experiência e sentimentos diferentes em curtos espaços de tempo?


Eu amei e acho que você deveria ler o “Tudo e Todas as Coisas”. Mas e agora, vamos para Outro Capítulo?


You Might Also Like

0 comentários

Pagina do Blog